Uma lista verde, apetitosa e saudável
A Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) elaborou uma
lista com o top 10 de localidades mais vegan friendly no nosso país.
A AVP é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover a “alimentação vegetariana com um estilo de vida saudável”, tendo em conta o bem-estar do planeta, animais e pessoas. A cidade de Lisboa destacou-se no primeiro lugar da lista.
Para o topo desta lista contaram vários critérios: o número de
restaurantes vegetarianos em Lisboa e
restaurantes veganos em Lisboa, bem como aqueles que não sendo um restaurante vegetariano ou um
restaurante vegan, têm opções adequadas para quem é vegan ou vegetariano.
Para além disso, contaram o número de eventos que informam sobre o estilo de vida veggie, e ainda lojas e supermercados com produtos vegetarianos e vegan.
O artigo publicado pela AVP começa por referir o cada vez maior número de turistas que procuram restaurantes vegan em Lisboa – aliás tanto, na capital como no resto do território – para além de portugueses que aderiram a este estilo de vida, que vai muito para além do que pode ser encontrado num
restaurante vegan em Lisboa ou, melhor, no plural - restaurantes veganos em Lisboa, porque são muitos.
Descansem; também há muitos restaurantes vegetarianos em Lisboa. Assim, encontra restaurantes saudáveis em Lisboa já não é novidade.
A boa notícia é que há cada vez mais gente à procura destes espaços, livres de crueldade animal, sustentáveis e ecologicamente conscientes, em todo o país, que se tem mobilizado para esta causa.
Vejamos como nesta lista.
1. Lisboa
Segundo a AVP, a cidade de Lisboa tem 108 restaurantes com opções vegetarianas, 27 do tipo restaurante vegan, 34 do tipo restaurante vegetariano, 77 lojas com produtos vegetarianos e 3 eventos dedicados ao vegetarianismo e veganismo, como o Veggieworld, o Veganário e o VeggieVibes.
Há muitas opções e restaurantes saudáveis em Lisboa – de restaurantes veganos em Lisboa, até muitos outros com opções sustentáveis. Aliás, conhecemos e recomendamos um excelente
restaurante no Chiado ;)
2. Porto
Não só de restaurantes saudáveis em Lisboa se faz esta lista. A Invicta tem 80 restaurantes com opções vegetarianas, 12 do tipo restaurante vegan, 19 do tipo restaurante vegetariano, 33 lojas com produtos vegetarianos e um evento dedicado ao tema.
A AVP sublinha o “mapa turístico que facilita a localização dos espaços veg-friendly” - o Veg & Go. Para além disso há ainda o festival Veggie Fest.
3. Funchal
Segundo contabiliza a AVP, a cidade madeirense tem 27 restaurantes com opções vegetarianas, 3 do tipo restaurante vegetariano e 6 lojas com produtos vegetarianos.
A Associação Sublinha ainda o facto da ilha ser um “paraíso para os apaixonados por frutas exóticas” e ter uma grande “variedade de legumes” – pontos a favor para a Pérola do Atlântico.
4. Braga
Braga conta com 8 restaurantes com opções vegetarianas, 3 do tipo restaurante vegans, 5 do tipo restaurante vegetariano, 9 lojas com produtos vegetarianos e 1 evento dedicado ao veganismo.
O Braga Vegan “abraça diversos eventos de veganismo na cidade: palestras, vigílias pelos animais, S. João Vegan, Dia Mundial do Veganismo e mais recentemente, o Festival Vegan de Braga.”
5. Lagos
Os lacobricenses têm razões para sorrir: A AVP destaca 20 restaurantes com opções vegetarianas na vila, 3 do tipo restaurante vegetariano e 6 lojas com produtos vegetarianos, para além de muitos restaurantes vegan-friendly.
Ainda não há um restaurante vegan em Lagos.
6. Ponta Delgada
A capital açoriana tem 1 restaurante vegano, 13 restaurantes com opções vegetarianas, 2 do tipo restaurante vegetariano e 3 lojas com produtos vegetarianos.
O artigo realça o “clima ideal para o plantio de vegetais e frutas exóticas”, o que revela o potencial dos Açores para um futuro verdadeiramente verde.
7. Cascais
A AVP refere que os cascalenses contam com 13 restaurantes com opções vegetarianas, 1 restaurante vegano, 3 restaurantes vegetarianos e 4 lojas com produtos vegetarianos.
Para além disso, vários sabores do mundo – com opções vegetarianas – estão presentes na oferta gastronómica dos restaurantes da vila.
8. Matosinhos
Esta cidade à beira-mar tem 10 restaurantes com opções vegetarianas, 1 restaurante vegan, 5 restaurantes vegetarianos e 4 lojas com produtos vegetarianos.
9. Portimão
Mais uma cidade algarvia a dizer presente nesta lista da AVP. Portimão tem 6 restaurantes com opções vegetariana, 3 do tipo restaurante vegano, 2 do tipo restaurante vegetariano e 2 lojas com produtos vegetarianos
10. Paredes de Coura
Paredes de Coura tem um lugar especial nesta lista. Para além de 5 restaurantes com opções vegetarianas e 2 eventos ligados à promoção do vegetarianismo, a região conta com o Santuário de Animais – a Quinta das Águias.
Os responsáveis pelo Santuário, criado em parceria com a Câmara Municipal de Paredes de Coura, organizam também o Congresso Vegetariano de Paredes de Coura.
O artigo da AVP refere que este evento conta todos os anos “com com a presença de ativistas, empresários, cientistas e médicos que ali se juntam para conversar, definir estratégias concretas de mudança e para discutir o impacto da alimentação na saúde, no ambiente e no bem-estar animal.”
Na mesma zona há ainda o Green Weekend.
De um
restaurante vegan em Lisboa, até ao exemplo de Paredes de Coura, dos eventos em Braga, até à costa algarvia, Portugal está cheio de bons exemplos a seguir.
Vamos viver melhor, olhar pelo planeta e cuidar dos animais?