Os benefícios da
dieta vegana para a saúde dos adultos são conhecidos, mas e quando se fala em crianças?
A
dieta vegan não afeta negativamente a saúde e o crescimento das crianças. Mas, como em qualquer dieta, é necessário fazer consultas regulares com o nutricionista para garantir que a criança tenha uma dieta rica nos nutrientes necessários.
Mas se tem algum receio, continue a leitura deste artigo. Vamos partilhar consigo alguns pontos que consideramos importantes neste tema.
O que precisa de saber sobre a alimentação vegan em crianças?
A dieta da criança deve ser planeada
Sempre que possível, marque uma consulta com o nutricionista para que este o ajude a planear as refeições dos mais novos, de acordo com os nutrientes que estes mais precisam em cada fase de crescimento (tal como deve acontecer em qualquer outro tipo de dieta).
Acima de tudo, a dieta terá de ser diversificada e equilibrada, para que seja mantida a saúde da criança. Em alguns casos, será necessária a toma de suplementos, principalmente em relação à vitamina B12, mas o melhor será discutir este ponto com o nutricionista.
As crianças veganas irão experimentar comidas deliciosas
Ao contrário do que muitos possam pensar, as crianças veganas não estarão limitadas, pois terão uma grande quantidade de alimentos para experimentar e dos quais se pode fazer refeições deliciosas!
Tudo depende do tempero das comidas e de como as mesmas são confeccionadas. Para que tenha uma ideia, o nosso
restaurante vegan em Lisboa tem pratos deliciosos e que usam apenas produtos permitidos na
dieta vegan (e que podem ser consumidos pelos mais novos).
Deve tomar especial atenção à vitamina B12
A vitamina B12, como já referido num ponto anterior, pode exigir a toma de suplementos. No entanto, conversando com o nutricionista, podem ser encontradas outras opções à toma de suplemento.
Por exemplo, já existem cereais para o pequeno-almoço que têm mais vitamina B12 e bebidas vegetais que também têm uma percentagem mais elevada desta proteína. Mas só o nutricionista poderá decidir se esses alimentos serão o suficiente.
Já a nível de outros nutrientes, como o cálcio, o ferro, entre outros, não tem de se preocupar, pois todos podem ser obtidos através dos alimentos que normalmente são consumidos na
dieta vegan.
Dieta vegan não significa falta de cálcio
O cálcio é um nutriente muito importante durante a fase de crescimento das crianças. Este irá fortalecer os ossos dos mais novos e irá prevenir (ou retardar) o aparecimento de problemas nos ossos no futuro.
Como tal, os pais da criança vegan devem introduzir alimentos ricos neste nutriente, numa quantidade adequada, tal como acontece com os pais que têm outros tipos de dietas. O nutricionista irá dizer-lhe qual a quantidade necessária para que seja mantida a saúde.
E sim, existem diversos alimentos ricos em cálcio na
dieta vegana e que podem ser consumidos por crianças, como as alternativas aos lacticínios ou a soja. O importante é garantir que a criança tenha a quantidade de cálcio adequada.
Se a mãe não poder amamentar, existem opções
Caso a mãe não tenha a possibilidade de alimentar a criança, existem opções, como alternativas à base de soja ou mesmo a fórmula comum a partir do leite de vaca.
Mas como assim? A realidade é que o objetivo é diminuir a exploração de animais dentro do que é possível no momento. Por exemplo, existem medicamentos que são testados em animais ou que têm ingredientes de origem animal, mas que, ainda assim, são necessários à nossa saúde e não existem alternativas vegan. Nesse caso, os medicamentos terão de ser tomados.
O mesmo acontece com este caso da amamentação.
Deve evitar alimentos industrializados
Estes alimentos devem, na realidade, ser evitados em qualquer dieta. Tanto os alimentos industrializados, como alimentos com açúcares em excesso, ricos em gorduras ou outros que também possam colocar a saúde da criança em risco, principalmente durante o crescimento.
Claro que estas são recomendações que devem ser usadas em qualquer dieta e não apenas numa
dieta vegana.
Tenha consulta com o nutricionista com frequência
Por último, tenha consultas frequentes com o nutricionista, seja qual for a dieta praticada. A fase de crescimento da criança é uma fase importante e que exige muitos cuidados, principalmente a nível de alimentação.
Esses cuidados, além de manterem a saúde da criança, também a irão ensinar a ter uma alimentação saudável no futuro, na vida adulta. Se habituar os mais novos a consumir doces com muita frequência, por exemplo, existe uma grande probabilidade de estes também o fazerem na vida adulta.
Resumindo, o mais importante é que planeie a dieta dos mais novos para que estes consumam todos os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.