Voltar para postagens

Agosto 2, 2022

As Melhores Áreas Para Viver em Portugal Para Veganos

O termo "vegano" ou vegan está cada vez mais presente na boca dos portugueses e por bons motivos. Longe de ser uma moda passageira ou um mero nicho de mercado, esta filosofia de vida vai multiplicando adeptos no nosso país. Os motivos são tão diversificados como as personalidades que o praticam. O bem-estar animal, cada vez mais presente, é seguramente uma das suas maiores e mais nobres bandeiras. Os benefícios para a própria saúde estão também comprovados ao longo de anos e o impacto positivo no ambiente é inegável. Afinal, o veganismo não surgiu ontem. A sua filosofia mais moderna teve início em 1951 com a "The Vegan Society" e tornou-se amplamente difundida no final da década passada, com foco em 2019. Também entre nós o número de restaurantes dedicados a esta deliciosa forma de cozinhar vai bem para lá dos seus princípios bem elaborados e hoje vamos descobrir onde podemos desfrutar de alguns deles.  

Lagos

A belíssima cidade do Barlavento Algarvio tem mais argumentos para além da sua Meia Praia, grutas da Ponta da Piedade, ou Marina. Cada vez mais apelativa para nómadas digitais e uma nova geração que procura desfrutar da vida nos mais belos locais do mundo, a cidade apresenta 7 restaurantes 100% vegan nas redondezas. Para aqueles que desejarem incluir opções vegetarianas, o número salta para um total de 149 opções a descobrir.  

Faro

A cidade de Faro destaca-se pelo seu apreço por novidades. Como ponto de entrada de inúmeras nacionalidades, não é surpreendente afirmar que os restaurantes vegan ou vegetarianos já existem por estas paragens há muitos anos. Atualmente, 4 opções 100% veganas num global de 62 que oferecem opções vegetarianas fazem as delícias de Farenses e visitantes.  

Porto

O site de referência Happy Cow dedica-se a dar a conhecer restaurantes veganos nas suas proximidades, um pouco por todo o mundo. Só no Porto, surgem 34 restaurantes 100% vegan, com muitas opções a oferecerem cozinha vegetariana a 100% ou como base fundamental da sua ementa. Para turistas e residentes, são motivos mais que suficientes para provar todo um novo mundo culinário à distância de uma visita. Aqueles que mais beneficiam são seguramente os que aqui vivem a tempo inteiro. Pode desfrutar de arrendamento bem mais em conta do que em Lisboa e procurar uma casa online com total comodidade nas proximidades de qualquer um destes restaurantes.  

Lisboa

A capital do país não é sempre o epicentro de tudo o que acontece entre nós. Com 47 restaurantes veganos e mais de 500 opções que incluem cozinha vegetariana, diríamos que está num bom local para desfrutar de um mundo de sabores. É certo que Lisboa é também a cidade mais dispendiosa para comprar ou arrendar casa, porém, para os que já aqui residem ou venham de visita, as escolhas são abundantes em número e qualidade.  

Braga

Com uma população jovem que ultrapassa fronteiras, Braga foi eleita no ano passado como o melhor destino europeu para visitar. Estes argumentos assentam num elaborado índice de qualidade de vida, onde existe espaço para restaurantes vegan. São 9 as opções totalmente veganas, num universo de 80 restaurantes onde é possível comer em ementas mais sustentáveis e sem recorrer a produtos animais.   Cada vez mais presente na restauração, mas também nos hábitos alimentares do quotidiano nacional, a alimentação vegan tem ainda muitos adeptos a conquistar. Felizmente, são cada vez mais aqueles que apostam num estilo de vida que ultrapassa a dieta. Esta tem, afinal, um impacto positivo no ambiente e bem-estar animal, sem esquecer os acrescidos benefícios para a saúde.