Voltar para postagens

Outubro 29, 2021

Como substituir a manteiga em receitas veganas?

Como substituir a manteiga em receitas veganas?
Quem adoptou uma filosofia de vida vegana, sabe que nem sempre é fácil arranjar alternativas no mercado para determinados produtos de origem animal. Um desses casos, com claro prejuízo para o seu palato ou da criança vegan que tem em casa quando o assunto são doces e bolos, é o da manteiga.

Tal como o leite de origem animal pode ser substituído por leite de amêndoa ou soja e a gelatina ou os ovos podem se substituídos pela utilização de ágar-ágar, a manteiga de origem animal tem substitutos vegetais à altura dos seus pergaminhos e que podem ser confeccionados em casa ou degustados num restaurante vegan.

Seja qual for a solução que adopte para a obter e utilizá-la nas suas receitas, venha connosco conhecer sete criativas e deliciosas alternativas vegetais à manteigas de origem animal.

Alternativas vegetais à manteiga de origem animal

Manteiga de amendoim

Quem procura uma alternativa simples e rápida, a manteiga de amendoim é a solução. Como os amendoins são ricos em gorduras, depois de os deitar na batedeira bastam alguns minutos para estes alcancem a consistência da manteiga.

Apesar de esta manteiga ser levemente adocicada, pode juntar-lhe, no ato de confecção, açúcar ou sal. Para delícia das crianças veganas, pode misturar esta manteiga com cacau cru em pó e obter uma fabulosa pasta de chocolate que pode utilizar barrar o pão ou como cobertura de bolos.

Manteiga de soja

A soja é tremendamente multifacetada e, para quem não saiba, também pode servir de base a uma alternativa à manteiga.

Misture, lentamente, 2 colheres (de sopa) de farinha de soja com 1 colher (de sopa) de água fria. Ferva em fogo brando, até adquirir consistência cremosa. Deixe esfriar e bata-a com uma batedeira num recipiente largo. Vá juntando à massa, lentamente, 250 ml. de óleo vegetal até que a manteiga fique com a consistência que lhe agrade.

Manteiga de azeite

Esta é, provavelmente, a manteiga vegetal mais parecida com a sua parente de origem animal. Para a obter basta juntar azeite, sal e temperos a gosto numa terrina de vidro e levá-la ao congelador durante 12 horas.

Apesar de derreter mais rapidamente do que a manteiga de origem animal, esta manteiga é uma excelente opção para barrar no pão ou verter sobre milho cozido.

Manteiga de coco

Ao contrário do que se possa pensar, esta manteiga não é o óleo de coco que se vende nos supermercados. Na realidade, ela contém mais fibras e é menos purificada. Para fazê-la, bata o coco no liquidificador com água por longo período e coe a água.

O líquido obtido será o leite de coco, que poderá utilizar para beber ao pequeno-almoço, enquanto a gordura que fica presa no copo do liquidificador ou que sobe do leite será a manteiga de coco.

A quantidade de gordura vai depender do coco, mas é possível obter mais, colocando o leite no congelador e aproveitando a parte de cima, que será a gordura e que pode ser usada como manteiga.

Se colocar esta manteiga na batedeira e lhe juntar açúcar pode obter um delicioso chantilly vegano.

Manteiga de avelã

À semelhança do procedimento adoptado para a manteiga de amendoim, para se obter manteiga de avelã basta colocar as avelãs no triturador até que se alcance uma consistência cremosa.

Para além de rica em proteína e gorduras, a manteiga de avelã pode servir de ingrediente à confecção de uma deliciosa, saudável e ética “Nutella vegana” bastando, para isso, juntar-lhe cacau em pó e bater.

Manteiga de amêndoas

O processo é o mesmo da manteiga de amendoim e avelã, mas esta manteiga será mais rica em firas do que as suas congéneres. Pegue num punhado de amêndoas e coloque-as no processador até que obter uma consistência pastosa.

Manteiga de castanha de caju

Rica em proteínas e gorduras, mas relativamente pobre em fibras, a manteiga de castanha é a nossa última proposta alternativa à manteiga de origem animal.

Para obter esta manteiga, compre castanha de caju torrada, com ou sem sal, e introduza-a no processador até que esta passa a um estado cremoso.

Caso só consiga comprar castanha de caju crua, é aconselhável que a meta no forno ou numa frigideira até que fique dourada e depois siga o procedimento anterior.

De modo a dar a esta manteiga um sabor mais interessante, pode adicionar-lhe sal ou especiarias.