Voltar para postagens

Março 31, 2022

Dieta vegan, vegetariana ou omnívora: qual a mais saudável?

Dieta vegan, vegetariana ou omnívora: qual a mais saudável?
Nos últimos anos, muito se tem falado sobre os diferentes tipos de dietas e as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Mas a questão principal e que deixa mais dúvidas é sobre qual a mais saudável.


Neste conteúdo vamos partilhar consigo algumas evidências sobre estas dietas para que possa decidir qual a dieta que quer implementar na sua vida e, acima de tudo, qual a opção mais saudável.


Começamos com a principal diferença entre cada uma das dietas mencionadas.


Principal diferença entre a dieta vegan, vegetariana e omnívora?


A dieta omnívora é a mais conhecida atualmente e aquela que é seguida pela maioria da população mundial. Nessa dieta, as pessoas consomem alimentos de todos os grupos alimentares, incluindo o peixe e a carne.


Num espaço intermédio entre a dieta vegan e a dieta omnívora tem-se a dieta vegetariana que é um pouco mais limitada do que a anterior, mas não tanto como a vegan. Neste tipo de dieta, as pessoas não consomem carne e peixe.


E, por último, tem-se a dieta vegan que exclui qualquer alimento de origem animal e não apenas carne e peixe. Ou seja, a dieta não inclui ovos, mel ou lacticínios. Esta é uma dieta com mais limitações do que as anteriores e por isso muitas pessoas iniciam a dieta vegetariana antes de passar para a dieta vegan.


5 evidências sobre as dietas vegan, vegetariana e omnívora


Evidência 1: todas as dietas podem ser saudáveis


Esta é uma verdade, afinal, o mais importante é que haja um equilíbrio na dieta e, para tal, deve existir um bom planeamento. Sem esse planeamento, qualquer dieta pode tornar-se prejudicial à saúde.


Mas, de uma forma geral, uma dieta vegan e vegetariana tendem a ser mais saudáveis pelo simples facto de existir um consumo de frutas e legumes regular.


Apesar de o consumo de legumes ser mais regular e não existir consumo de carne e peixe (ou qualquer produto de origem animal, no caso dos vegan), os pratos são deliciosos! Os restaurantes veganos e vegetarianos têm, inclusive, cada vez mais variedade de pratos.


Se tem dúvidas, faça a experiência e visite o nosso restaurante vegan em Lisboa e dê uma oportunidade à comida vegan.


Evidência 2: a dieta vegan e vegetariana tem um maior consumo de frutas e legumes


A base da dieta é um pouco essa: fruta, legumes, cereais e outros produtos de origem vegetal, pelo menos na dieta vegan. Pelo contrário, na dieta omnívora, os legumes são muitas vezes esquecidos ou consumidos em menor quantidade.


A dieta vegetariana, embora tenha alguns alimentos de origem animal, também costuma ter um bom consumo de produtos de origem vegetal.


Evidência 3: a dieta vegan tem um menor consumo de gorduras


Além de um maior consumo de produtos de origem vegetal, também tem um menor consumo de gorduras que existe na carne.


Claro que a carne não tem apenas pontos negativos, como será visto no próximo ponto, mas existem diversos estudos que associam o consumo excessivo da carne com algumas doenças. Portanto, novamente, é importante manter um equilíbrio.


Evidência 4: a dieta omnívora garante mais facilmente os nutrientes necessários


A carne é uma fonte proteica e de vitamina B12 que tem de ser substituída nas dietas vegan (principalmente) e vegetariana por outros alimentos. Até aqui, tudo simples.


O problema acontece quando não se consome a quantidade adequada e se provoca desequilíbrios no corpo.


A melhor forma de resolver o problema é fazendo consultas regulares com um nutricionista para garantir que se está a consumir os nutrientes necessários. Outra forma é tomando suplementos de vitaminas.


Evidência 5: ambas as dietas devem evitar os produtos industrializados


E, provavelmente um dos pontos mais importantes, os produtos industrializados devem ser evitados em ambas as dietas.


Se uma pessoa optar por uma dieta vegan, consumir mais legumes e até fizer exercício físico, mas consumir muitos produtos industrializados, estará a colocar a sua saúde em risco. Estes produtos devem ser evitados.


Algumas razões pelas quais deve considerar uma dieta vegan ou vegetariana


Além das questões de saúde, a dieta vegan e vegetariana também contribuem para uma diminuição da criação de animais para consumo humano. Aliás, a diminuição do consumo de peixe e carne já seria um começo para um futuro mais sorridente nesta área.


E, claro, tem-se a questão de sustentabilidade do planeta, pois são usados muitos recursos para a produção de alimentos da dieta omnívora.


Claro que existem muitas outras razões, mas a preocupação com os animais, o meio ambiente e a sua saúde são as principais.