Voltar para postagens

Fevereiro 15, 2023

Guia Vegano de Lisboa: as melhores dicas para “vegans” na cidade

Lisbon Vegan Guide: Best Tips to "Veg Out" in the City
Tomar a decisão consciente de se tornar vegan não está isenta de desafios. Uma das quais são as dificuldades inevitáveis enfrentadas quando se viaja para longe de casa, onde a comida vegana pode ser, no mínimo, escassa.


Dependendo do local para onde pretende viajar, encontrar um único restaurante vegano que valha a pena, pode ser praticamente impossível.


No extremo oposto da escala, temos um pequeno canto do céu na Terra chamado Lisboa. Dizer que encontrar comida vegana épica em Lisboa é fácil, seria no mínimo um eufemismo.


Com mais de 375 estabelecimentos veganos e vegetarianos na cidade, Lisboa é o epicentro indiscutível da cultura vegana e vegetariana em Portugal.


Para que conste, isso é quase o dobro do que a cidade do Porto. Lisboa tem mais restaurantes 100% veganos do que qualquer outra cidade do país, e até acolhe três eventos anuais dedicados ao estilo de vida vegano:
  • Veggieworld
  • Veganário
  • VeggieVibes
Lisboa é um daqueles lugares raros onde não é necessário planeamento para encontrar restaurantes veganos. Está ali mesmo ao virar da esquina, como parte de uma cidade que abraça e celebra estilos de vida baseados em plantas.


Pode simplesmente vaguear pelas ruas da cidade, sem ter em mente um destino específico, e sem dúvida que encontrará inúmeros lugares veganos em Lisboa que valem bem a pena visitar. Apenas não se esqueça de levar o seu calçado mais confortável antes de o fazer - as sete colinas de Lisboa não estão à altura de sapatos que dão prioridade à forma em detrimento da função!


Jantar Vegan & Vegetarian Dining: Onde Comer em Lisboa


Nomear o melhor restaurante vegetariano em Lisboa é praticamente impossível.  É também contraproducente, uma vez que depende inteiramente do tipo de comida que se deseja na altura.


É preciso assinalar que a maioria dos melhores restaurantes de Lisboa oferecem agora uma grande variedade de pratos veganos da melhor qualidade.


Não são as habituais ofertas simbólicas que nada fazem senão nos inspirar - pratos atenciosos e criativos que se adequam a todos os gostos e preferências.


Mas se procura de um restaurante vegano na cidade, saiba que não faltam lugares fantásticos para "vegetar", em Lisboa:


Pequenos-almoços veganos


Porque cedo (e às vezes não tão cedo) começa um grande dia na cidade, um pequeno-almoço satisfatório e energizante é essencial. Felizmente, Lisboa está repleta de fantásticas opções de restaurantes vegetarianos, cafés e take-away para o pequeno-almoço. Batidos criativos feitos com os melhores produtos locais, tigelas de granola, ou pães artesanais com Za'atar - todos servidos por habitantes locais apaixonados que celebram a vida vegetal.


Padarias Tradicionais


Há também uma lista quase sem fim de padarias fantásticas que pode visitar por toda a cidade, que cria as suas próprias versões de iguarias locais, à base de plantas. Se tiver pouco tempo, não perca a oportunidade de ir buscar os melhores pastéis de nata vegans de Lisboa - todos tão decadentes como os originais.  Lisboa é uma cidade alimentada de bolos, bolachas e outras confecções culinárias criativas, que nunca deixam os veganos de fora de cena.


Sushi Vegan


Uma vez satisfeito com as iguarias locais mais tradicionais, porque não experimentar algum do melhor de sushi vegetariano que alguma vez provou? Vale a pena recordar como a experiência da cozinha vegan em Lisboa, não começa e acaba apenas em torno de versões vegetarianas de clássicos locais. Também não há melhor lugar no mundo para provar incríveis tabuleiros de sushi vegan - melhor apreciado al-fresco, enquanto observa o mundo a passar.


Mercado com Produtos Veganos (Mercado da Ribeira)


Por último, o principal mercado alimentar de Lisboa - Mercado da Ribeira, abriu as suas portas em 1892 e tem sido, desde então, uma instituição local. Mudou ligeiramente desde que foi assumido pela Time Out Lisboa, mas continua a ser um dos melhores locais da cidade para fazer compras, comer, beber e passear. 26 restaurantes, oito bares, 12 lojas e apresentações de música ao vivo diariamente - que mais se pode pedir?