Voltar para postagens

Fevereiro 25, 2023

Pratos tradicionais portugueses veganos e vegetarianos

Traditional Portuguese Vegan and Vegetarian Dishes
Uma saúde melhor, níveis de energia renovados e uma consciência limpa são apenas alguns dos benefícios de ser vegano.


Em contraste, lutar para encontrar algo decente para comer quando se explora o continente Europeu, não é algo que abona muito a favor de um estilo de vida vegano.


Em geral, Portugal não é o lugar mais fácil para se viver como vegetariano. Os menus veganos dos restaurantes são bastante esparsos na maior parte do país, onde quase todos os pratos tradicionais se baseiam em carne ou peixe.


A cozinha portuguesa pode incluir algumas das mais fantásticas frutas e legumes do mundo, mas a ênfase tem sido sempre colocada nas carnes, peixes e mariscos locais.


Felizmente, as coisas começam a mudar nas maiores cidades e vilas do país. Lisboa, em particular, adaptou as suas tradições de forma a atender a crescente popularidade de uma vida baseada no consumo de plantas. Desta forma, encontrar um restaurante vegan em Lisboa já não tem de ser um desafio.


Pratos Tradicionais Portugueses para Veganos e Vegetarianos


A cozinha tradicional portuguesa não é, pela sua natureza particular, a mais convidativa a para veganos e vegetarianos. Em resposta à procura crescente entre locais e visitantes, os chefs mais inovadores de Lisboa estão a colocar a sua própria assinatura (e reinterpretação 100% à base de plantas) numa grande variedade de clássicos portugueses.


Paralelamente a estes, deparar-se-á com uma seleção de iguarias de eleição, verdadeiramente portuguesas, que são de facto adequadas para veganos e/ou vegetarianos. Esteja atento a estas iguarias quando da próxima vez que decidir explorar Lisboa.


Couvert ou “Entradas”


Ao sentar-se à mesa, num restaurante tradicional português, ser-lhe-á frequentemente apresentado um "couvert", também conhecido por “entradas” - uma travessa composta por pão, manteiga, azeitonas, cenouras e queijo. Por vezes acompanhado por presunto fatiado e pasta de atum, o que pode ser colocado de parte, a partir do momento em que transmite ao ‘staff’ as suas restrições dietárias.  O couvert é quase sempre adicionado à sua conta (embora normalmente seja razoavelmente barato), pode sempre ser recusado de forma educada quando chega à mesa, o que normalmente não causa qualquer tipo de constrangimento.


Caldo-Verde


A sopa verde por excelência em Portugal, o Caldo-Verde pode ou não ser vegetariano, dependendo inteiramente se o chouriço é adicionado como guarnição no final, ou se é utilizado como ingrediente para a própria sopa. Em caso de dúvida, peça a um garçom que lhe esclareça se a sopa em si contém chouriço. Se for adicionado depois da sopa ser preparada, pode pedir que este seja posto de parte, para que desfrute de um fantástico aperitivo à base de plantas.


Petiscos


Uma escolha soberba para vegetarianos e veganos, são os "petiscos", a versão portuguesa das famosas “tapas” espanholas. Qualquer menu tradicional de petiscos irá normalmente apresentar uma longa lista de opções veganas e vegetarianas, que quando combinadas com pão e azeite podem se tornar numa fantástica refeição ligeira. Algumas das opções mais saborosas para vegetarianos incluem pimentos padron (pimentos grelhados), cenouras à algarvia (cenouras marinadas servidas com coentros), tremoços (feijões tremoços em conserva) e ovos com espargos.


Migas


Este prato à base de pão é de natureza vegetariana, embora tecnicamente não constitua um prato principal. São mais um acompanhamento, tradicionalmente servido com carne, embora igualmente fantástico com vegetais grelhados, ovos fritos ou tofu marinado. O que é óptimo nas migas é como o prato pode ser apreciado em qualquer altura do dia - algumas versões mais criativas das migas ao pequeno-almoço, podem revelar-se particularmente saborosas.


Pastel de Nata Vegan


O tradicional Pastel de Nata não é vegetariano, mas um punhado de padarias em Lisboa começaram a servir as suas próprias versões 100% baseadas em plantas deste produto clássico, de origem Lisboeta. Muitos deles são tão decadentes como o original, e nem parecem se tratar de um produto vegetariano. As padarias veganas em geral são um bom lugar para se dirigir para algo doce, dada a forma como a maioria das sobremesas portuguesas contêm ovos. As excepções à regra incluem a Maçã Assada e as Pêras Bebedas, que podem ser fantásticas para arredondar uma deliciosa refeição.


Francesinha Vegetariana


Por último, procure um local de venda de francesinhas vegetarianas, em Lisboa, e não perca a oportunidade de experimentar este famoso prato tradicional português. Esta famosa sandes originária da cidade do Porto é tradicionalmente confeccionada com pelo menos três tipos de carne, antes de ser banhada em molho de tomate com queijo e cerveja. Aqui e ali, deparar-se-á com variações inovadoras nesta mistura, incluindo cogumelos, tofu, seitan, e outros ingredientes mais amigos dos vegetarianos. Toda a decadência e satisfação do original, sem qualquer culpa, e com muito menos calorias.