Voltar para postagens

Julho 1, 2021

O que substitui a carne na dieta vegana?

O que substitui a carne na dieta vegana?
Quando uma pessoa decide passar a uma dieta vegan, uma das preocupações principais é a da substituição de alimentos sem prejudicar o consumo nutricional equilibrado. Por norma, o alimento com que se preocupam mais em substituir é a carne. Este alimento é rico em proteínas e estas são extremamente essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, fortalecimento da massa muscular e aumento da saciedade.

Embora se possa pensar que optar por uma dieta vegan vai desenvolver necessariamente um défice nutricional, especialistas comprovam que se pode adquirir a mesma quantia de nutrientes numa dieta vegan bem planeada. Seja vegetariano ou vegano o importante é saber quais as melhores opções de alimentos para conseguir os mesmos nutrientes e manter uma nutrição equilibrada.

Quando pensa em como se tornar vegano, não basta só saber os alimentos que não pode consumir ou que estilo de vida adotar. É extremamente aconselhável que as pessoas façam uma análise e pesquisa dos componentes de cada alimento substituto que vai ser inserido na sua dieta.

Os benefícios de deixar de comer carne

Existem vários benefícios para quem deixa de comer carne, e por esse mesmo motivo muitas pessoas acabam por retirar esta categoria de alimento da sua dieta, mesmo que não seja por completo. Ao tornar-se vegano tem de deixar de comer carne por completo, e saber os benefícios e contraindicações desta decisão é muito importante.

Ao eliminar a carne da sua dieta, pode ter vários benefícios a nível da sua saúde, visto que este fator influencia na redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras doenças.

Para além dos benefícios para a sua saúde, o meio ambiente também sai beneficiado, ao poupar os animais por todo o processo de produção, vai também poupar o meio ambiente na poluição visto que estudos indicam que a produção de carne é responsável por uma libertação em massa de gases poluentes.

Alimentos que substituem a carne

Para o ajudarmos a saber quais os melhores alimentos para introduzir na sua dieta vegan, sem correr o risco de défice nutricional, desenvolvemos uma lista:

  • Amêndoa

Muitas pessoas optam pela amêndoa quando é a hora do lanche ou nos intervalos das refeições. Oferece saciedade e boa gordura ao corpo.
  • Amendoim

O amendoim é também uma ótima opção de snack. Embora seja um alimento para petiscar entre refeições, é bastante rico em proteína.
  • Soja

A soja é uma das alternativas favoritas dos veganos e vegetarianos. Poder ser consumida em grãos, e é fonte de diversos alimentos, como o leite, o tofu, entre outros.
  • Quinoa

A quinoa é um ótimo acompanhamento, seja em refeições principais como lanches entre as refeições.
  • Feijão

É um alimento rico em nutrientes e um excelente aliado para quem decide começar uma dieta vegan ou vegetariana.
  • Lentilha

Tem propriedades semelhantes às do feijão e é uma boa opção, principalmente para quer acompanhar com arroz.
  • Arroz

Ao combinar o arroz com algumas leguminosas como o feijão, as ervilhas ou lentilhas, este potencializa a síntese proteica.
  • Abacate

De todas as frutas, o abacate destaca-se pela sua fonte proteica, além de ser uma ótima fonte de vitaminas A, C e potássio.
  • Espinafre

É rico em magnésio, cálcio, potássio vitaminas A e C e em proteína.
  • Seitan

Também conhecido como a carne branca para os vegetarianos, é uma excelente opção proveniente do trigo e fornece uma sensação de textura semelhante à da galinha.
  • Tempeh

O tempeh é um alimento que passa por um processo de fermentação a partir das sementes da soja branca, este alimento tem um aroma a nozes e uma textura carnuda e ligeiramente densa. Esta proteína tem muitos aminoácidos essenciais e, por passar pelo processo de fermentação possui probióticos.

Mesmo que não opte por comer em casa, cada vez mais existem opções de sítios onde pode comer comida vegan, e não é difícil encontrar um restaurante vegan como era há uns anos cá em Portugal. Aconselhamos a explorar a cidade e descobrir o nosso restaurante vegan no Chiado, em Lisboa.