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Dezembro 29, 2021

Os Benefícios do Leite Vegetal

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os-beneficios-do-leite-vegetal Cortar com os laticínios é para muitas pessoas um dos passos mais difíceis de dar em direção a uma dieta vegan, mas a verdade é que substituir o leite e derivados de origem animal por opções de origem vegetal significa mais benefícios para o próprio corpo e para o planeta Terra. Para além de implicar um enorme gasto de recursos naturais escassos, a exploração de vacas-leiteiras compromete a dignidade e saúde destes animais. Alergias e intolerância à lactose são cada vez mais recorrentes, fazendo com que os sacrifícios necessários para a produção de leite animal sejam menos justificáveis ainda.

 

Uma multiplicidade de benefícios para o corpo e um mundo mais sustentável são dois resultados positivos com que pode contar se passar a consumir leite vegetal, quer esteja a um ou a mais passos de alcançar uma dieta vegana.

 

As principais vantagens desta bebida vegana advêm do facto de ter uma dose equilibrada de sódio e potássio, um baixo índice glicémico (açúcar no sangue), alto teor de vitamina B e ser propulsor de melhorias no sistema digestivo, nos intestinos e de um colesterol equilibrado. As suas propriedades específicas variam consoante o ingrediente de origem do qual foi produzido, e, tendo em conta a variedade disponível, existem opções para todo o tipo de organismos. É importante que conheça bem as necessidades do seu corpo e que esteja consciente do que existe em termos de oferta, para que faça o melhor casamento possível entre essas duas premissas.

 

Leite de Soja

  Obtido a partir da moagem dos grãos de soja, este leite naturalmente sem colesterol é uma excelente fonte de cálcio, potássio, magnésio, fibra e vitamina B. É considerado uma boa fonte de proteína por albergar 9 dos 20 aminoácidos de que o nosso corpo precisa, e uma excelente escolha para quem pratica desporto.

 

Leite de Arroz

  Uma opção perfeita para celíacos por não conter glúten, e para quem quer emagrecer por possuir ainda menos calorias do que o leite de soja e o de amêndoas. Pouco doce no palato, mas doce no cérebro, repleto de substâncias essenciais que ajudam a produzir serotonina, a molécula responsável pela sensação de bem-estar.

 

Leite de Amêndoas

    Este leve e adocicado leite é uma fonte de fibras, ferro e vitaminas A e E. O que não tem de gordura, tem de cálcio e magnésio tornando-o perfeito para quem tenha problemas cardiovasculares ou osteoporose. É um pouco mais caro do que os outros tipos de leite, mas muito fácil de fazer em casa.

 

Leite de Aveia

    Um dos benefícios do leite de aveia consiste na elevada concentração de cálcio, que pode ultrapassar a do leite de vaca caso seja de boa qualidade. Além disso, contém fito melatonina e fitoquímicos que ajudam a melhorar a qualidade do sono, prevenir derrames, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cancro.

 

Leite de Coco

  Feito a partir da polpa de coco e de água este é um dos leites que apesar de calórico, é rico em gorduras boas e reduz o colesterol LDL no sangue. É perfeito para incluir em batidos antes de fazer exercício, por saciar em pequenas quantidades e, ao mesmo tempo fornecer energia.

 

Leite de Nozes

  Esta é uma bebida vegana a que pode chamar “fonte de juventude”, por estar carregada de antioxidantes e substâncias essenciais para combater os radicais livres. Ómega-3 e 6, selénio, cobre, zinco e magnésio são outras das maravilhas com que vai estar a abastecer o seu organismo caso consuma este tipo de leite.

 

Leite de Castanha de Caju

  Um leite multifacetado que para além de muito utilizado na cosmética por ser rico em cobre benéfico para pele, está repleto de sabor e reforça o sistema imunológico. Sobremesas, molhos e pequenos-almoços são algumas das confeções nas quais este leite pode participar e garantir um resultado feliz.  

 

Agora que já sabe mais sobre o que cada um dos tipos de leite vegetal tem para lhe oferecer, o próximo passo é começar por experimentar os que mais despertaram o seu interesse e encontrar marcas com as quais se identifica em termos de sabor. Quando encontrar o seu leite vegetal favorito, certamente vai adorar experimentá-lo na companhia de outros ingredientes da sua lista de compras vegana. Caso se esteja a sentir aventureiro pode preparar o leite em casa. Basta procurar receitas simples e trabalhar com afinco, da maneira mais orgânica possível.