Voltar para postagens

Março 1, 2022

Alimentação Vegana é cara? Mitos e Verdades

Alimentação Vegana é cara? Mitos e Verdades
Acredita que a alimentação vegan tem um custo mais elevado do que a alimentação com alimentos de origem animal? Esse é um mito muito comum e que tem origem no preço da comida com rótulo “vegan”.


Neste conteúdo vamos falar-lhe um pouco acerca desse mito e avaliar outras conclusões que são tiradas regularmente acerca desta alimentação e do custo da mesma. Dessa forma, se quiser iniciar uma alimentação vegana, conseguirá tomar a decisão de forma consciente.


8 mitos e verdades sobre o custo da alimentação vegan


A alimentação vegan é mais cara do que a alimentação com produtos de origem animal: mito


Por muito tempo acreditou-se que a dieta vegana tinha um custo mais elevado do que a dieta com produtos de origem animal, mas esse é um mito. Afinal, 1 kg de carne tem um custo mais elevado do que 1 kg de qualquer fruta ou legume. Claro que se optar por produtos industrializados, o preço da alimentação sobe consideravelmente, mas se usar apenas produtos naturais é capaz de gastar menos mensalmente numa dieta vegana.


Alimentos rotulados como “vegan” são caros: verdade


Os produtos industrializados têm um preço mais elevado porque a procura é menor, daí a importância de continuar a comprar este tipo de produtos. O que queremos dizer com isto é que se o número de pessoas que compram este tipo de produtos aumentar, o preço desses mesmos produtos vai diminuir com o tempo.


Mas, claro, não precisa comprar produtos industrializados. Aliás, uma alimentação sem esses produtos pode ficar mais barata do que uma alimentação com base em alimentos de origem animal. O importante é que tenha uma dieta que lhe ofereça todos os nutrientes que o seu corpo precisa.


Comida vegan saborosa exige muito dinheiro: mito


O que torna uma comida mais saborosa ou menos saborosa são os temperos usados e o mesmo acontece na dieta vegan. Se os alimentos não forem temperados na medida certa, ficarão sem sabor, tal como acontece na carne.


Tem dúvidas? A melhor forma de tirar as teimas é provando pratos num restaurante vegano. No nosso restaurante vegan em Lisboa conseguirá experimentar pratos principais deliciosos e sobremesas que o vão fazer querer repetir.


A dieta vegan é boa para a saúde do corpo e mente: verdade


A dieta vegan é rica em produtos naturais o que, só por si, já torna a dieta mais rica e saudável. Claro que tal só é possível se a pessoa escolher alimentos naturais e deixar de lado os alimentos menos saudáveis.


No entanto, como os alimentos têm um custo mais elevado, existe maior probabilidade de a pessoa fazer comida vegana em casa, com produtos naturais. E, atualmente, existem centenas de receitas deliciosas, apenas com produtos que podem ser usados na dieta vegana.


Vegetarianos e vegan têm uma vida mais saudável: mito


As pessoas que optam por uma dieta vegan não são obrigatoriamente mais saudáveis, pois podem fazer escolhas que as levem para o caminho contrário.Por exemplo, se a pessoa escolher comida vegana com muitos açúcares com frequência, a sua saúde pode ser afetada.


O mesmo acontece se a pessoa não tiver uma dieta diversificada e se não praticar atividade física com regularidade. Para se ser saudável é preciso tomar atenção a um conjunto de fatores e não apenas à dieta que se tem. Mas, claro, se a alimentação vegana for feita de forma adequada, a pessoa irá tornar-se mais saudável.


As crianças também podem ser vegan: verdade


Sim, é verdade, as crianças também podem ter uma dieta vegana e manterem um estilo de vida saudável, sem que lhes falte quaisquer nutrientes.No entanto, para que a dieta seja feita de forma adequada, deve ter consultas regulares com o nutricionista. Dessa forma é possível avaliar se a criança tem todos os nutrientes que o corpo precisa para crescer saudável.


A alimentação vegan é muito limitada: mito


Na alimentação vegana é possível consumir uma grande variedade de produtos, industrializados ou não. A única diferença em relação à alimentação que muitos têm agora é que não existe tanto conhecimento acerca do que pode ser consumido (ou pratos que podem ser feitos).


A alimentação vegan resulta na falta de nutrientes: mito e verdade


Este é um mito e uma verdade ao mesmo tempo, pois vai depender das escolhas das pessoas. Se a pessoa apenas remover a carne e outros produtos de origem animal da alimentação, terá, sim, faltas de nutrientes. No entanto, se forem tidos os cuidados necessários, nomeadamente na escolha de alimentos que ofereçam os nutrientes que estão a ser removidos da alimentação, a pessoa não terá qualquer falta de nutrientes.